"Tenho uma espécie de dever de sonhar sempre, pois, não sendo mais, não querendo ser mais, que um espectador de mim mesmo, tenho que ter o melhor espetáculo que posso. Assim me construo a ouro e sedas, em salas supostas, palco falso, cenário antigo, sonho criado entre jogos de luzes brandas e músicas invisíveis."

domingo, 27 de dezembro de 2009

SOMOS FIÉIS A NÓS MESMOS?

Somos na vida o que queremos ser ou o que a sociedade x cultura nos cobra?
Falar de lealdade no mundo atual se torna não só fora do contexto como quase obsoleto. Quero dizer, a lealdade com nós mesmos, lealdade com aquela vozinha que vem de dentro nos direcionando pra tudo que manda nosso coração.
Hoje em dia não conta mais o que sentimos interiormente, mas sim o que querem que sintamos. O que devemos moralmente pensar, o que é correto pensarmos e de que forma devemos agir para que nos enquadremos na forma tradicional e às vezes irracional de ser.
Mas o pior disso tudo, não é que nos enquadramos nessa forma torpe de ser, mas sim o porquê nos enquadramos nisso.
A forma com que fomos criados, toda nossa educação herdada de nossos pais, a sociedade em que vivemos e nossa cultura formam o nosso caráter e fazem com que tomemos decisões ao longo da vida. Mas até que ponto toda essa nossa herança interfere nos nossos atos e decisões do dia a dia? Ou melhor... até que ponto somos conduzidos por essa herança? Onde fica o momento onde sabemos o que é corretamente ser dito/ realizado, porém não o fazemos, mesmo cientes que aquilo vai contra os nossos princípios? Que momento é esse?
Isso nos leva ao pensamento de que... quando passamos por circunstâncias em que nossas opiniões são testadas, somos levados pela razão de toda nossa existência e criação ou pela emoção de nos mostrarmos melhor entendidos ou ainda nos fazermos de melhor entendidos?
Muitos questionamentos me vêm à cabeça quando o assunto é sermos totalmente fiéis às nossas mais profundas verdades. Até onde não nos vendemos a verdades alheias, apenas para sairmos mais bem vistos de certos assuntos?!
O ser humano é fiel ao seu instinto ou às vezes mente pra ele mesmo tentando se redimir no futuro?

2 comentários: